Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

Desenho Técnico - Programa MSCad, Manual e Vídeo

O MSCad é um software gratuito de livre utilização, atuante na área de sistemas CAD (Computer Aided Design). Foi desenvolvido e projetado para aplicação no desenvolvimento, análise ou estudo de projetos de Engenharia e Arquitetura.

Os engenheiros, arquitetos, estudantes e professores podem, com o MSCad, utilizar-se de uma ferramenta simples, em português, para abrir, salvar, editar, imprimir e converter arquivos de desenhos vetoriais. O sistema importa e exporta normalmente, com enorme compatibilidade, arquivos DWG e DXF, nas versões 2.5 à 2007.

Inicialmente, o MSCad foi concebido para a área de Engenharia Civil, mas, ao longo da evolução de novas versões, foi desenvolvendo-se para abranger toda a área de projeto e desenho técnico, tornando-se uma solução alternativa como um programa gratuito para engenheiros, arquitetos, estudantes e professores cujas necessidades específicas dispensam a aplicação de sistemas comerciais CAD mais complexos.

O programa é de utilização muito simples e intuitiva. As suas aplicações são muito diversificadas. Pode-se utilizar o programa, por exemplo, para simples visualização de arquivos DWG e DXF, sendo útil para todos aqueles interessados em analisar um projeto ou desenho da área técnica. Além disto, pode ser utilizado para o desenvolvimento de desenhos técnicos completos, complexos e modernos, utilizando-se todas as funções comuns de leitura e edição, como zoom interativo, comandos de mover, escalar, girar, espelhar, etc.

Existe uma enorme demanda por programas que possam converter formatos de arquivos, modificando as extensões DWG, DXF. No MSCad, existe um conversor integrado que converte bidirecionalmente entre estes formatos com tratamento de arquivos em lote. Este conversor também converte os arquivos DWG e DXF para PDF, podendo, assim, gerar um arquivo que não pode ser editado manualmente.

O MSCad trabalha, primordialmente, com quatro tipos de arquivos: DWG, DXF, CAD e PDF. As três primeiras tratam-se de formatos de arquivos de desenhos vetoriais, com compatibilidade com diversos outros sistemas CAD existentes. A última, pode ser gerada para compartilha-se um desenho em ocasiões em que haja necessidade de evitar a edição do desenho. Por isto, foi implementada, no MSCad, a função de salvar um arquivo em PDF, individualmente ou em lote.

É possível importar e exportar arquivos no formato DXF, que pode ser utilizado para troca de informações entre o MSCad e outros programas do gênero.

O programa é muito leve, com um arquivo de execução que não ultrapassa os 10 MegaBytes. Uma vez instalado em um computador, é possível copiar a pasta de instalação completa para qualquer tipo de mídia portátil, como um Pen-drive USB, e executar o MSCad diretamente deste local em outras máquinas, sem necessidade de instalação adicional. O MSCad é, portanto, um programa portátil.

O MSCad é gratuito e de livre utilização, seja ela pessoal, comercial ou acadêmica. Porém, há a possibilidade de registrar o programa, mediante contribuição voluntária com uma doação de qualquer valor, conforme janela de registro. O registro é recomendado em caso de aplicação do programa em atividade profissional lucrativa. Também recomenda-se o registro em caso de utilização pessoal frequente com grande tempo de manipulação do software.

Fonte: http://www.mscad.com.br/sobre.html

Para fazer o download do programa MSCad, do Manual e do Tutorial, basta clicar no link abaixo.

http://docs.google.com/leaf?id=0B9RldlaPRPPZZjhkM2ZlMzYtMjQ4ZC00NzI4LThmMGUtNzkwOGFmNjg0YWE1&hl=pt_BR